Blog

Bancos ou FIDCs? Qual a melhor opção para minha empresa?

Conheça a melhor solução para conseguir crédito rápido para sua empresa.

Bancos ou FIDCs? Qual a melhor opção para minha empresa? - AntecipeAqui
Publicado em 11/05/2018

Atualmente, existem diversas modalidades de instituições que utilizam os recebíveis futuros como uma atividade financeira, entre elas estão os Bancos, Financeiras, Factorings e FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Entre tantas opções, muitas vezes fica difícil para o empresário avaliar qual é a melhor solução para conseguir crédito rápido e melhorar o fluxo de caixa, pagar fornecedores e funcionários em dia e fazer sua empresa crescer. Entenda melhor o funcionamento de cada instituição e confira algumas dicas para ajudar nessa tomada de decisão:

 

Quais as dificuldades de conseguir crédito em Bancos Comerciais?

Apesar dos bancos serem as instituições financeiras mais lembradas, seus serviços são acompanhados por altas taxas de juros que podem afetar o fluxo de caixa e o planejamento da empresa. Além disso, o processo é bastante burocrático e a aprovação do crédito pode demorar.

 

É vantajoso conseguir crédito em Financeiras?

As Financeiras são instituições focadas em oferecer crédito e empréstimos aos seus clientes. Apesar de conseguirem maiores margens de negociação e não terem muitas exigências burocráticas, suas taxas costumam ultrapassar as dos Bancos Comerciais.

 

Como funciona uma Factoring?

O termo Factoring se refere a fomento mercantil. Seu foco são empresas que desejam vender seus direitos creditórios. Ou seja, as Factorings pagam o valor à vista das vendas que você realizou a prazo. Porém, elas não escapam de certas taxas que também não são ideais para quem precisa melhorar o fluxo de caixa imediato.

 

Quais as vantagens do FIDC?

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também atuam na compra de recebíveis, assim como as Factorings.
Esses fundos são formados por diversos investidores qualificados que destinam parte do seu patrimônio para a compra de direitos creditórios. 

Vamos explicar melhor:

Quando sua empresa vende um bem, serviço ou produto a prazo, ela está adquirindo um direito creditório.

Você pode ceder esse direito a um FIDC com menores taxas de desconto, garantindo o fluxo imediato no caixa da sua empresa.

 

Resumindo: Quais as vantagens do FIDC em relação a Bancos e outras instituições financeiras?

Os Bancos Comerciais precisam cobrar impostos sobre financiamento e outras taxas que deixam o serviço mais caro. Além disso, a burocracia para aprovação é grande, tornando o processo mais lento.

As Financeiras possuem menos burocracia, mas a tendência é que suas taxas superem as dos Bancos Comerciais.

Factorings oferecem taxas mais altas ainda em relação aos Bancos e Financeiras, , porém, não tem burocracia.

O FIDC acaba sendo a melhor opção, consegue atender com agilidade e sem grandes burocracias. Além disso, não cobra IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de abertura de cadastro, taxa de borderô e "ad valorem". Por não possuir nenhuma incidência de impostos, consegue repassar aos clientes uma taxa muito baixa, se tornando imbatível no mercado.

 

Quer saber mais sobre como funciona o FIDC? Clique aqui para conferir.


 

Quer Fazer a Antecipação de Duplicatas 100% Digital? Faça o seu Pré-Cadastro

Fazer pré-cadastro

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

(62)3633-7653

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

Rua 09, nº 199, sala 11, Setor Central, Goiânia-GO. CEP: 74.013-040

Dúvidas? Clique aqui (62)99944-0438