Blog

Você sabe o que é Factoring, FIDC e Fintech?

Entenda a função de cada um e como eles podem ajudar a sua empresa.

Você sabe o que é Factoring, FIDC e Fintech? - AntecipeAqui
Publicado em 24/04/2018

Factorings e FIDCS são a solução para empresas que precisam conseguir crédito rápido e sem burocracia. As duas opções são indicadas para quem precisa converter recebíveis em dinheiro imediato. Mas, existem importantes diferenças entre Factorings e FIDCS, descubra aqui suas funções e vantagens:

O que é Factoring? O que é FIDC?

Factoring, também conhecido como fomento mercantil, é uma atividade comercial de aquisição de ativos financeiros. 
O FIDC é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios ou Fundo de Recebíveis. Esses fundos de investimentos realizam a compra de direitos creditórios de outras empresas. 

Ou seja: as atividades prestadas por Factoring e FIDC são as mesmas. Ambos são opções para empresas que desejam adiantar o recebimento das vendas que parcelaram aos seus clientes para usar o dinheiro de forma imediata. A diferença está nas vantagens que cada um oferece.

Entenda como isso funciona na prática: 

Vamos supor que sua empresa está passando por uma dificuldade que afetou seu fluxo de caixa. Uma empresa de Factoring ou FIDC pode comprar as vendas que você fez no boleto e assumir o recebimento dessas parcelas futuras, enquanto você recebe o valor total das suas vendas, ou seja: sua empresa recebe à vista suas vendas a prazo. Assim é possível pagar seus fornecedores e funcionários em dia e continuar os negócios.
Quer outro exemplo? Imagine que você quer fazer sua empresa crescer, mas não tem o capital necessário para investir. Com o Fomento Mercantil ou o Fundo de Recebíveis, é possível receber à vista as vendas que você parcelou para os seus clientes e ampliar a sua empresa.

Então, qual a diferença entre Factoring e FIDC?

A diferença entre Factoring e FIDC está na estruturação jurídica interna. O Factoring é uma empresa (Pessoa Jurídica) que pode ser estruturada como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), LTDA. (Sociedade Limitada) ou S/A (Anônima). O FIDC se trata de um patrimônio em condomínio, formado por diversos investidores e regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No Factoring, só existem duas partes envolvidas na transação: a empresa que precisa da antecipação de recebíveis e a própria Factoring. Enquanto isso, o FIDC é um fundo formado por investidores qualificados, que investem parte dos seus patrimônios para aquisição de direitos creditórios que pertencem a empresas de diversos setores e diferentes portes.

Factoring ou FIDC? Qual oferece mais vantagens?

O FIDC consegue oferecer vantagens interessantes em relação ao Factoring. 
Operando com Factorings, o cliente paga o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), enquanto o FIDC é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e não realiza a cobrança desse imposto.
Outra diferença é que a Factoring tem tributação de imposto de renda no regime de lucro real, já o FIDC não é tributado pelo imposto de renda. 
Isso significa que o FIDC permite taxas mais competitivas e agilidade nas operações. Isso pode ficar ainda melhor: Quando uma Fintech se especializa para oferecer o serviço de FIDC, as vantagens são maiores.

Mas, o que é uma Fintech?

A Antecipe Aqui é uma Fintech, isso significa que oferecemos serviços financeiros com a vantagem da tecnologia. Buscamos a inovação para trazer o máximo de conveniência aos nossos clientes. Somos uma Fintech especializada em FIDC, nossa função é disponibilizar esse serviço com menos burocracia, custos baixos e maior controle nas operações financeiras.
A Antecipe Aqui oferece um serviço simples e rápido de desconto de duplicatas mercantis. Por sermos uma FIDC, nossos clientes ficam livres do pagamento do IOF (Imposto sobre Operação Financeira), taxa de abertura de cadastro, taxa de borderô e “ad valorem”.  
 

Quer Fazer a Antecipação de Duplicatas 100% Digital? Faça o seu Pré-Cadastro

Fazer pré-cadastro

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

(62)3633-7653

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

Rua 09, nº 199, sala 11, Setor Central, Goiânia-GO. CEP: 74.013-040

Dúvidas? Clique aqui (62)99944-0438