Blog

O que é Factoring ou FIDC? Confira como conseguir crédito para empresa

Descubra como funciona uma Factoring e um FIDC e qual a melhor opção para sua empresa.

O que é Factoring ou FIDC? Confira como conseguir crédito para empresa - AntecipeAqui
Publicado em 26/06/2018

Índice:

1.    Antecipação de Recebíveis: Como funciona?
2.    O que é Factoring e como funciona?
3.    O que é FIDC e como funciona?
4.    Então, qual a diferença entre Factoring e FIDC?
5.    Fintech especializada em FIDC

 

Artigo completo:

1.    Antecipação de Recebíveis: Como funciona?

No mundo ideal o prazo médio de pagamento e recebimento de uma empresa precisa estar em equilíbrio. Porém, na realidade podem existir imprevistos que exigem que o empresário consiga um fôlego a mais no capital de giro. 

Muitos acabam recorrendo aos créditos empresariais que cobram juros altos e acabam criando mais uma dívida, como financiamentos ou empréstimos. Para evitar isso, a melhor solução é realizar a Antecipação de Recebíveis que permite que você receba à vista o dinheiro futuro das vendas parceladas aos seus clientes. 

Os boletos e duplicatas são exemplos de títulos que você pode antecipar. As Factorings e FIDCs realizam a compra desses títulos de direitos creditórios, pagando por eles o valor à vista com os devidos descontos. Após essa transação, quando o cliente pagar o título que você vendeu, quem recebe o valor integral são as Factorings e FIDCs.


2.    O que é Factoring e como funciona?

Factoring é uma ferramenta que permite que empresários realizem a Antecipação de Recebíveis. Ela garante o adiantamento da receita da empresa, aumentando o poder de negociação do empresário.


3.    O que é FIDC e como funciona?

O FIDC é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios também conhecido como Fundo de Recebíveis. Assim como na Factoring, empresas especializadas em FIDC realizam a compra de direitos creditórios de outras empresas que podem receber à vista suas vendas a prazo. Com isso, é possível transformar o dinheiro do futuro em dinheiro do presente, sem criar dívidas em bancos.

Por exemplo:
Se a sua empresa tem R$100.000,00 para receber nos próximos 5 meses das vendas que parcelou no boleto ou duplicatas aos seus clientes, uma empresa especializada em Factoring ou FIDC permitirá você receber esse valor no presente com os devidos descontos. As parcelas que esses clientes irão pagar nos próximos 5 meses serão destinadas à Factoring ou FIDC que comprou os direitos creditórios.

 

4.    Então, qual a diferença entre Factoring e FIDC?
 
A diferença entre Factoring e FIDC está nas vantagens oferecidas e no modo de funcionamento.

Operando com Factorings as taxas são mais altas e o cliente paga IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), enquanto o FIDC consegue oferecer taxas mais baixas e é regulamentado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), não precisando realizar a cobrança desse imposto.

As Factorings também possuem tributação do imposto de renda no regime de lucro real, ao contrário do FIDC que não é tributado pelo imposto de renda.

Tendo tudo isso em vista, o FIDC oferece maiores vantagens com taxas mais competitivas e maior agilidade nas operações.

 

5.    Fintech especializada em FIDC

A AntecipeAqui é uma Fintech especializada em FIDC. Oferecemos serviços financeiros com segurança e tecnologia a favor dos nossos clientes, assim garantimos confiabilidade, com custos baixos e menos burocracia. 

Com a AntecipeAqui, os clientes também ficam livres de pagar a taxa de abertura de cadastro, taxa de borderô e “ad valorem”.

 

Faça seu pré-cadastro e conheça mais sobre como fazer a Antecipação de Duplicatas

Quer Fazer a Antecipação de Duplicatas 100% Digital? Faça o seu Pré-Cadastro

Fazer pré-cadastro

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

(62)3633-7653

Dúvidas sobre FIDC e Factoring? Atendimento:

Rua 09, nº 199, sala 11, Setor Central, Goiânia-GO. CEP: 74.013-040

Dúvidas? Clique aqui (62)99944-0438